terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A confiança e a criação livre

Eu sou chata. Chata demais, na verdade. Outro dia escrevi que eu e o Jorge somos proativos, mas acho que a palavra que melhor me caracteriza é chata, mesmo! rs… Proativa é muito bonitinho… :)
Eu sou aquele tipo de pessoa que acredita que o meu jeito é o melhor, que não tem paciência de esperar alguém tentar fazer algo que eu sei que em um minuto vou resolver, que prefere fazer do que pedir para alguém fazer. Sei que melhorei muito desde que me assumi assim e descobri que não gosto muito de ser assim… :) Mas reconheço que ainda tenho que melhorar muuuuito…

No Halloween, por exemplo, o Caio queria ficar com a fantasia de Homem-Aranha, lembra? Só que como ele não tirava a fantasia desde que havíamos comprado, eu precisei lavar e a tinta, made in China, tinha saído e a aranha e as teias tinham praticamente desaparecido. O Caio ficou muito chateado, então eu lembrei que eu tinha uma caneta preta para tecido e que iríamos reforçar a pintura para o Halloween. Só que eu estava com medo de deixar a caneta na mão do Caio e ele sair pintando a casa (que não é nossa). Em vez de confiar eu fiquei receosa e não deixei ele pintar, fui pintando eu mesma a fantasia. Claro que isso gerou um grande estresse, pois ele queria pintar ora bolas. Respirei fundo, me localizei na situação, percebi que eu estava com medo que ele sujasse a casa e, além disso, queria que a fantasia ficasse "bonita", do "meu jeito"… Quando me toquei disso, liberei a caneta, explicando onde ele deveria pintar para não sujar nada além dele e da roupa. :) E o resultado foi uma linda fantasia de Homem-Aranha com aranhas e teias by Caio!
Olha que obra de arte! :)
Ali eu percebi o tremendo erro que estava cometendo e prometi para mim mesma que não iria mais  interferir nas criações das crianças, pois certamente o trabalho delas seria muito melhor que o meu.
E eis que não tinha mais reparado se estava ou não conseguindo cumprir minha promessa, até ontem. Ontem foi véspera de Natal e, como muitas vezes, decidimos fazer os biscoitos para deixar para o Papai Noel. O Igor praticamente fez tudo, pois a Anna estava bem enjoadinha por causa dos caninos que estavam despontando. Eu só abri a massa e cortei parte dos biscoitos. E, enquanto eles decoravam os biscoitinhos, eu arrumava a casa para receber os convidados.
Silêncio! Crianças trabalhando…  
As diversas criações azuladas do Caio. 
A Anna dando um duro danado...
No final, quando fui ver o resultado, me surpreendi com tamanha criatividade e capricho! Estavam lindos! Fiquei orgulhosa dos meus pequenos, mas mais que isso, fiquei orgulhosa de mim mesma: eu aprendi a confiar. :) E este Natal foi assim: com o (re)nascimento de uma mãe orgulhosa e feliz...

Um comentário:

  1. Realmente os biscoitinhos ficaram lindos e com cara de deliciosos. E também me acho tão "proativa" (ou control freak, como devem dizer aí hahah) quanto vc. Também estou tentando melhorar.

    ResponderExcluir