domingo, 11 de maio de 2014

Dia das Mães

Hoje é dia das mães. Eu gosto dessa data, apesar de saber de tudo o que está por trás, comercialmente e socialmente falando. Mas eu gosto desse dia para me parabenizar. É, isso mesmo, para eu lembrar de me dar os parabéns. Porque eu, como mãe, sinto que erro muito. Não é fácil saber que eu tenho de fazer escolhas para três pessoas, que eu sou responsável por elas, que elas podem chegar na fase adulta e dizer "mãe, por que você não…?" ou "por que você deixou eu…?".
É, pois é… Não é fácil saber que temos essa responsabilidade toda. Todo dia me pergunto se eles estão felizes com as minhas escolhas, se eles poderiam ser mais felizes, se estou acertando. E muitos, muitos dias sinto como se eu só fizesse escolhas furadas…

A desescolarização é uma desses escolhas difíceis de definir se eu estou acertando ou errando. Acho que nunca vou saber se foi o melhor caminho, mas é aquela história: como vou conhecer a paisagem se não ir por aquela estrada? Talvez lá na frente eles tenham a sensação de que seria mais fácil tal e tal percurso se eles tivessem estudado em escolas. Ou talvez eles me agradeçam por eu ter tirado eles da escola e ter confiado nas suas próprias maneiras de aprender. Ou talvez daqui a pouco eu ache melhor decidir pôr eles na escola novamente… Difícil prever.
Mas uma coisa é certa e é por isso que eu preciso dos parabéns: eu não faço isso porque alguém me disse que era legal. Eu não faço isso porque quero parecer cool ou revoltada ou diferente ou louca. Eu não faço isso porque queira economizar com escola. Eu faço isso porque sinto que hoje é o certo para minha família. Faço isso porque eu acredito que eles são capazes, como qualquer criança, de aprender. Faço isso porque não concordo com os rumos que tomaram a maioria das escolas. Faço isso porque acho que um pouco de desobediência civil é muito bom para mudar o rumo das coisas… Faço isso, no fim, porque quero um mundo melhor para meus filhos, começando pelo nosso mundinho…
Vê-los chorar (o Caio e a Anna) ao ir para a escola partia meu coração e eu não consigo aceitar isso como o melhor caminho para eles. Ver o Igor gritar (literalmente) por atenção na escola mostrou-me que ainda era possível recuperar o tempo perdido.
Não é fácil. Tem dias de eu olhar pra determinadas situações e não saber o que fazer, o que falar, o que pensar, o que sentir. Tem dias de eu achar que melhor seria se eu não estivesse aqui. Tem dias de eu achar que sou a melhor mãe do mundo. Tem dias de eu querer parar o tempo, para que eu possa viver isso tão intensamente quanto possível.
Sim, uma montanha-russa. Uma montanha-russa que eu topei entrar aos 21 e há quase 12 anos percorro seus trilhos, com seus altos e baixos, mas com uma certeza: é um percurso com muita emoção.
Amo meus filhos. Amo ser mãe. E me parabenizo por reconhecer quão humana sou e quanto ainda tenho de aprender, diariamente, com esses meus presentes.




E, para fechar, gostaria de dar os parabéns a outras duas pessoas: ao Jorge, companheiro de todos os altos e baixos, que topou entrar nesse carrinho comigo sem saber onde ia parar. Que me apoia, me desaprova, me incentiva, me desestimula, dia a dia. Que é um pai, assim, com P maiúsculo, como meus filhos merecem. Que é um marido, assim, como tinha de ser. :)

E à minha mãe, que longe ou perto, mora aqui comigo, no meu coração, no meu pensamento, nos meus valores. Que me entende como poucas pessoas, que admira meus filhos e os ama quase tanto quanto eu. Que me mostrou muitas coisas, mas acho que o mais importante foi que eu podia confiar em mim mesma, porque ela confiou em mim. Parabéns, mãe! Ouso dizer que você fez um ótimo trabalho… hohoho (modéstia às favas!)
Que cara é essa, Penelope???

3 comentários:

  1. É exatamente isso que penso, posso errar, posso acertar, mas a única coisa que quero ter certeza (ou quase rs) é que fiz tudo porque SENTIA que era o melhor naquele momento. Pode até ser que minha cabeça diga uma coisa, mas eu confio mais no meu coração. E ô coisa difícil de se confiar, viu rsrs...

    Feliz dias das mães, Penélope!! E feliz dia das mães para sua mãe também que já vi comentando por aqui e achei uma linda! rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, só vi sua mensagem agora!!! Os próximos posts explicarão. Um beijo grande e parabéns para nós, porque, ó, é fácil não confiar na gente, né? rs...

      Excluir
  2. Pê, nem consigo comentar, texto sensível, direto e emocionante. Bjks. Daiene

    ResponderExcluir