quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Notícias do Igor

Sei que estou sem dar notícias, mas as coisas estão numa bola de neve e, por isso, resolvi fazer este post. Aqui posso contar como está tudo e por que fechamos as arrecadações no Vakinha e no Give a little.
Primeiro de tudo, o Igor já está em tratamento de uma infecção fúngica no pulmão (por Aspergillus) e também tomando antibióticos, porque a biópsia dos ossos das pernas ainda não mostrou resultado. A infecção no osso pode ter sido causada pelo fungo ou por outra bactéria oportunista. Por que oportunista? Porque tanto esse fungo como muitas bactérias que já causaram doenças no Igor geralmente se desenvolvem em pessoas com baixa imunidade. Esse é o caso do Igor, ele tem uma variação genética chamada DGC (Doença Granulomatosa Crônica) que impede que suas células brancas funcionem com normalidade.
O diagnóstico veio quando ele era pituco assim... :) E eu já tirava selfie! Há!

Isso não é segredo para muita gente, mas eu não tinha dado nome aos bois nos textos divulgados para preservá-lo de um tratamento diferenciado. Explico: quando tivemos esse diagnóstico quando ele tinha quase 3 anos, percebi que as pessoas passaram a tratá-lo diferente, como se ele fosse mais frágil, e isso não fez muito bem à sua auto-estima.
De verdade, o Igor é a criança mais forte que conheço. Ele é um grande mestre para mim. Quero que todos possam ter a oportunidade de enxergar isso, sem o filtro da DGC. (Mãe babona mode on.)
Grrrrrrrraaaaaauuuuu!!!
Quando percebi que o Igor estava mal, o levei imediatamente ao hospital, mas ter sido recebida com uma carta cheia de valores foi um balde de água fria e por isso eu e o Jorge decidimos fazer as campanhas e voar ao Brasil. Sabíamos que tínhamos de agir rápido.
Durante a semana que esperávamos as definições do voo e etc., fiz o que pude e sabia para mantê-lo estável, como chá de alho, massagens, homeopatias, óleos e todo tipo de bruxarias do bem. Mas era claro que ele estava debilitado e eu precisava ter certeza de que ele não correria risco numa viagem tão longa, mas os médicos que visitamos se recusaram a pedir um simples exame de sangue, pois, é óbvio, ele precisava ir ao hospital (procedimento padrão em casos de DGC).
No meio dessa minha busca por outro médico que aceitasse pelo menos fazer um exame de sangue para identificar os níveis de anemia e um raio-x para ver se havia infiltração nos ossos, recebi um link da Embaixada, sugerindo que eu checasse se realmente não tínhamos direito à saúde pública na Nova Zelândia e... voilà! Todos haviam se enganado e o Igor podia ser atendido, sim!
Agora quero tratamento de madame! :p
Como já havíamos comprado as passagens, achei melhor então apenas fazer os exames iniciais para descartar riscos no voo e tratar no Brasil. Entretanto, os primeiros exames foram bem preocupantes e a médica achou melhor transferi-lo de hospital para um especialista analisar os ossos melhor. Fomos de ambulância para o Starship, o hospital de referência na Nova Zelândia para cuidados de crianças.
O Igor fez diversos exames, mas os médicos desaconselharam a viagem, porque não era possível, ainda, saber o que o afetava e se poderia, ou não, causar algum dano a ele no voo.
Desmarcamos o voo e optamos, então, por não só descobrir o que o afetava, como iniciar o tratamento quando descobrissem. E assim estamos!
O Igor está sendo muito bem assistido, por uma equipe multidisciplinar, liderada pela equipe de imunologia e eu estou com o coração um pouco mais em paz, certa de que logo, logo poderemos ir ao Brasil, sim, mas como um presente ao meu guerreiro, que dia 1.º de setembro faz 13 anos.
Por isso fechamos os sites de ajuda financeira, porque apesar de estarmos numa situação delicada financeiramente (precisei sair dos meus trabalhos para poder revezar com o Jorge os cuidados com as crianças), a urgência inicial não existe mais. E se você ajudou com intenção do Igor ser tratado no Brasil e quiser que te devolvemos o dinheiro, escreva pra mim! Ficaremos felizes em fazê-lo!
Se você ajudou com aquela intenção descrita, mas acha que de qualquer forma nós usaremos sua ajuda para o bem do Igor e não faz questão de que devolvamos o dinheiro, muito obrigada!
Certamente o usaremos em prol do Igor e de seu bem-estar.
Continuamos aceitando orações, pensamentos positivos, reikis, johreis nessa linda corrente de amor que se formou em torno dessa pessoa iluminada que é meu pequeno-grande menino.


E volto a agradecer a todos e todas pelas mensagens, pelos presentes, pelas visitas, pelas ligações. Vocês não imaginam como cada um desses contatos faz meu coração saltar de alegria. E, claro, faz um bem danado ao Igor também.
Beijo grande!

9 comentários:

  1. Bom dia, Pê! Fiquei feliz em saber que ele pode ser tratado aí! Espero poder revê-los em breve e com saúde. Fique em paz e mande um abração dos Serain-Armando para o Igor!

    ResponderExcluir
  2. Pê, rezo por ele todos os dias, penso nele todos os dias. Que isso passe logo! Um abraço apertado em vcs dois, minha querida!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que ele está sendo tratado, Pê. As boas energias e orações continuam por aqui, e ele há de melhorar logo logo. Beijos no <3

    ResponderExcluir
  4. Pê, me emocionei com seu relato! Que lindo é ver o amor e a graça mobilizando tanta gente! beijo grande pra vocês! <3

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz em saber que o Igor esta tento o tratamento que precisa. Sei como voce se sente em sentir o carinho das pessoas, ajudando como podem. Isso eh muito importante quando estamos longe da familia, sentir que nao estamos sozinhos. Com a Graca de Deus ele estara logo recuperado! Beijo grande para voces.

    ResponderExcluir
  6. Ola, Pe! Vc nao me conhece mas tenho acompanhado sua historia nas ultimas semanas.
    Moro perto do Starship e tenho um filho de 8 anos. Sei como eh chato ficar em hospital, entao gostaria de dar uma passada e deixar pra ele livros e revistas, em portugues ou ingles (o que ele preferir).
    Vc tb se precisar usar lavanderia, banheiro, cozinha etc la em casa por favor fique a vontade. Embora o Starship tenha um bom espaco de acolhida aos pais, as vezes precisamos de um espaco maior. Minha casa eh menos de 2 quadras do Starship, entao de verdade conta conosco.
    Tb se o Igor estiver comendo comida de fora do hospital eu teria o maior prazer em fazer alguma coisinha pra levar pra ele.
    Me passa um email que te dou meu telefone. Vou te adicionar no fb tb.
    Logo logo ele melhora e vcs vao poder visitar a familia! :)

    ResponderExcluir
  7. Vocês vão superar essa. Olha só quantas pessoas dispostas a ajudar! Vocês são abençoados, meus queridos. Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  8. Puxa, triste por não ter acompanhado desde o início e feliz por saber q tudo está correndo bem, graças a Deus. Contem comigo. beijos, Cris (CUBA)

    ResponderExcluir
  9. Que bom que ele está sendo tratado, Pê. Dê um beijão bem grande nele por mim. Força pra vc e pro Jorge. bjs

    ResponderExcluir