domingo, 20 de dezembro de 2015

Brasileiros, brasileiras e brasileirinhos...

Eu, Sislânia e Anna dividindo o palco... 
Desde que o Igor ficou doente, tenho me aproximado cada vez mais da comunidade brasileira, sem arrependimentos! Sei que há muitos imigrantes que não gostam de ter contato com outros brasileiros, outros preferem ficar só no "vamos marcar alguma coisa" e outros, entretanto, preferem manter a comunidade forte, os vínculos reais e a cultura viva e presente. Esse é o caso da Mônica, da Sislânia, da Cristiane e de tantas outras pessoas que tive o prazer de conhecer. 

Fim de semana retrasado foi a festa de Natal dos "Brasileirinhos", um grupo que se encontra às terças-feiras e oferece aulas de português a brasileirinhos ou a filhos de brasileiros às sextas-feiras. Tive a oportunidade de levar as crianças a algumas terças-feiras regadas a brincadeiras de roda e cantoria brasileira e também de dar algumas aulas para as crianças do curso de português, substituindo a professora oficial, que precisou se ausentar.
E assim fui conhecendo pessoas maravilhosas, divertidas, companheiras e com o amor à nossa língua e cultura em comum. Pois é, muita gente já me disse que eu devo ter vindo para cá porque não gosto do Brasil. Pelo contrário: adoro aquela zona... hahahaha Claro que reconheço nossas falhas culturais (por exemplo, o "jeitinho" usado para passar a perna nos outros em vez de ser usado para resolver problemas com criatividade), mas também reconheço as maravilhosas características que são passadas de geração a geração. 
Na festa teve muita coisa boa brasileira: comida (nham-nham-nham!!), chocotone (sim!!!! Matei a saudade!), músicas, histórias, rifa e, é claro, a visita do Bom Velhinho!

Igor recebendo o presentão do Wag... ops! do Papai Noel!
Olha a cara de orgulhoso de quem adorou o presente (o boné)!
Eu, contando história e ensinando as crianças a fazer os gestos de uma música...
Anna se apresentando no Coral de Natal. Essa menina adora um palco! :p




Anna fazendo de conta de que o sapato que ela ganhou era um carrinho...
Gostei muito de ter a oportunidade de vivenciar uma festa natalina tipicamente brasileira aqui, do outro lado do mundo. Também achei muito interessante a experiência que meus filhos tiveram de ensaiar para o coral e se apresentar, ou não (o Caio, na hora H, preferiu não subir ao palco). 
Só achei uma pena as pessoas não respeitarem as crianças que estavam lá no palco (se é difícil para mim, imagina para uma criança!) e continuarem falando... O Jorge ficou questionando se isso seria algo tipicamente brasileiro... Bom, agora vou ter de ir a uma festa kiwi, ou alemã, ou inglesa, ou italiana para saber... 
Outro encontro com brasileiros que aconteceu foi um almoço de confraternização com 85 brasileiras!! :) Adorei poder conhecer melhor algumas mulheres, rever outras, conhecer novas. E gosto muito da sensação de falar alguma coisa e a pessoa simplesmente entender só porque fazemos parte da mesma herança cultural... Às vezes sinto falta disso (se bem que ultimamente ando enchendo a paciência da Thaís e estamos nos vendo com certa frequência... hehehe).
Eu, Viviane e Paola. Muitos papos gostosos.

2 comentários:

  1. Oi, Pê! Que legal que você está bem inserida no grupo de brasileiras. Eu também participei de alguns encontros assim em Munique, mas agora estou bem afastada. Sentimentos conflitantes, sei lá. Isso daria um bom debate!

    ResponderExcluir