domingo, 3 de agosto de 2014

A escola perfeita

Eu sei, eu sei... Só estou brincando! Não, não existe escola perfeita, porque não existe nada perfeito nessa vida. Mas eu fico imaginando como seria a escola perfeita para mim...
Ela seria um prédio? Sim, também, mas com varandas grandes se ficasse num lugar quente e com uma área grande perto de uma lareira se ficasse num lugar frio. Ela também teria pomar, horta e jardim. Ela teria muito espaço externo e muito espaço interno também, mas os espaços internos não teriam portas intransponíveis, nem mesas nem cadeiras. Mesas ficariam nos laboratórios e na cozinha apenas. Teria uma biblioteca bem bacana, com um monte de almofadas no chão.

E funcionaria mais ou menos assim: ficaria aberta o dia todo, sei lá, das 8h às 20h, e todos seriam bem-vindos, crianças, bebês, adultos, idosos. Todos iriam para lá para compartilhar conhecimentos, brincadeiras e momentos juntos. Não teria lista de chamada, mas invariavelmente todos perceberiam que alguém anda "faltando" muito e poderiam ir até a casa dessa pessoa ver se está tudo bem e ajudá-la no que fosse preciso (e se preciso fosse). Os temas seriam intermináveis, desde "como conseguir o bolo de cenoura mais fofo do mundo" a "por que a teoria da relatividade está sendo contestada?".
Muitos tiveram sonhos doidos feito esse meu. E muitos ainda haverão de sonhá-lo.

Um comentário:

  1. Eu quero!!
    Sabe que o encontro das criancas, esse lugar em que vou sempre com a Nicole, é mais ou menos assim, pelo menos para criancas? Vamos quando queremos, há uma troca muito gostosa de experiências e qualquer pessoa é bem-vinda. E, claro, quando as coisas nao vao bem, também há o aconselhamento para famílias, que eu cheguei a participar quando as coisas por aqui estavam ruins. É tao bom ter esse apoio todo, faz toda a diferenca!
    Tem também instituicoes assim para pessoas de outras idades, mas nada disso substitui escola. A partir de 3 anos, é tudo pensado para "após escola" ou "após trabalho". Uma pena, mas já acho um bom comeco.

    ResponderExcluir