terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Desescolarização e socialização

Em 2013 escrevi um texto falando um pouco sobre a socialização dos meninos, como eles se enturmaram rapidamente com os meninos da rua da casa em que estávamos e tal... Continuo com a mesma ideia: eles são ótimos socialmente! (Mãe coruja mode on)
Esse fim de semana fomos ao nosso terceiro acampamento de unschoolers! Meu deus, como o tempo passa! :D
Se quiser relembrar, tem um texto sobre o primeiro acampamento aqui, e sobre o segundo acampamento aqui
Nossa pequena comunidade em Foxton Beach. 

Só pra variar, foi uma delícia! Nem me lembrei que estou sem trabalho! hahaha
Como disse, o Igor, o Caio e a Anna se enturmaram super bem. O Igor, principalmente! Fiquei super orgulhosa ao vê-lo liderando uma turminha...
Caio brincando de arco e flecha.
Igor e seus companheiros inseparáveis...
Anna com roupa (juro que achei que ela fosse querer ficar pelada, mas que nada! Não é que a menina só pratica o naturismo em casa?)
E o tempo ajudou bastante. O sol brilhou os três dias (só no último dia bateu um vento friozinho...)!
Além disso, fomos super bem recebidos e revimos amigos queridos. Queria ter podido ficar mais, mas durou apenas o fim de semana.
A ida para lá foi dura. Saímos às 3h da manhã para poder chegar na sexta cedinho, porque haveria o market pela manhã. O Caio estava querendo ganhar um dindim, porque quer ir ao cinema, e fez alguns muffins para vender. O sucesso foi imediato! Em cinco minutos ele tinha vendido quase tudo. Em meia hora já não havia bolinho sobre bolinho. E ele contava NZ$ 30 na bolsinha. :) Agora dá para ele ir ao cinema duas vezes.
O Igor também ofereceu produtos. Ele ensinava crianças a fazer dobraduras e também vendia brinquedos de origami.
Eu também participei do market! Mas foi um fiasco!
Também fiz muffins, de cenoura com calda de chocolate, no melhor estilo brasileiro. Mas o preço era muito caro para os daqui: um abraço. Sério: tive de fazer promoção para poder vender meus quitutes. Vendi tudo por módicos cinco sorrisos.
Achei esse experimento social muito interessante. Se no Brasil eu conseguiria beijos e abraços sem nem precisar dar bolinhos em troca, aqui consegui ganhar só um. Acho que essa parte dos abraços eu não vou me acostumar, porque cheguei no acampamento abraçando todo mundo que já conhecia... hehehe
Agora, com a liberdade de deixar a pituca correndo livre, leve e solta eu me acostumei rapidinho...
Na volta, como não tínhamos compromisso nenhum com horário, decidimos ir parando quando fosse necessário, ou seja, quando as crianças (principalmente a Anna) dessem indício de cansaço. E realmente o retorno pareceu uma viagem bem mais curta, levando as mesmas sete horas e meia...
A primeira parada foi para almoçar numa cidadezinha cujo símbolo era uma gumboot (bota de borracha). Não me pergunte por quê, que eu não fui pesquisar a história da cidade ainda...
Nós almoçando em frente à estação de trem da cidade.
A segunda parada foi em Matamata, famosa por ser onde fica a Hobbinton Village (mas não a vimos, porque ela não fica no centro da cidade, tem de ir a uma fazenda). Lá encontramos um café bem bacana (estilo turco) e um parquinho maravilhoso. Depois de brincar um pouco estávamos prontos para continuar nosso trajeto.
Chegamos inteiros, mas bem cansados!
Nosso motorista destruidão...
O que refleti sobre nossa experiência é que como unschooler eu preciso proporcionar esses momentos sociais para meus pimpolhos com mais frequência. E aqui em Auckland tem sido bem difícil encontrar pessoas com pensamentos afins (tirando a família da Thais, claro!). O bom é que consegui alguns contatos com unschoolers lá no acampamento e estou animada em participar de encontros por aqui. Vamos ver se rola...
Por que, pensa comigo, a criança pode ser a pessoa mais sociável do mundo, mas se ela não tiver de pôr em prática sua inteligência social, como vai praticá-la, aprender com isso, fazer amizades? E invariavelmente eu me sinto meio negligente nessa área com eles. Saio pouco de casa... Mas voltei decidida a mudar isso! Veremos como me saio! :D
Ah, e antes de terminar, quero mostrar um vídeo (em inglês) com duas das famílias que estavam lá no acampamento... Esse vídeo foi apresentado lá também, pois a ideia é compartilhar experiências...

Nenhum comentário:

Postar um comentário