sábado, 14 de fevereiro de 2015

"Formalizando" o aprendizado

Finalmente, depois de muita enrolação, conseguimos terminar o documento para o Ministério da Educação (sobre o qual comento aqui). Pois é, pois é... praticamente quatro (isso mesmo: QUA-TRO) meses depois! Primeiro eu fiquei pensando por que, raios, eu enrolei tanto para fazer esse negócio... Acho que pode ter sido o fato de eu querer estar cada vez mais fora da caixa. E uma burocracia como essa, invariavelmente, me leva para dentro do esquema (que, cá entre nós, é bem bacana e flexível até! Comparando com o Brasil ou a Alemanha, por exemplo, é tudo de bom!).
O que tem acontecido aqui dentro que me faz ter essa reação a um simples documento?
Cheguei até a pensar que meu coração está um tanto quanto anarquista... hahaha


Tá bom, Caio, você tem razão... Posso dizer então que foi por pura falta de tempo?
Ok! Pior desculpa de todos os tempos!
O fato é que eu a usei. Sim! E o Jorge iniciou o documento e eu, finalmente, terminei.
Seguimos aquela linha de raciocínio que eu comentei no post acima linkado, explicando como que os assuntos aparecem, como lidamos com eles etc. Daí que tinha um tópico que perguntava como registrávamos os avanços do desempenho dele. Sem ter o que dizer (por que, afinal, não faço um registro por escrito desses avanços, apenas guardo-os no coração e encho a minha boca para dizer "meu filho já faz isso", "meu filho comentou isso"...  - mamãe coruja), escolhi o blog como registro oficial desses avanços.
Daí que vou ter de fazer isso até receber a resposta (espero que positiva, porque estou com a maior preguiça de ter de lidar com o sistema educacional kiwi) e depois da resposta (se positiva, afinal). O bacana disso é que se alguém estiver lendo o blog atrás de ideias, pode servir para isso também.
Vamos lá?
Abaixo seguem algumas atividades que andamos fazendo...

Jogo de boliche


Minhas crianças não são muito chegadas a brincar no quintal. E olha que nosso quintal até que é bem bacaninha... Tem uma área grande com pedrinhas, um pouco de grama, umas árvores ao fundo (tem de abrir o portãozinho, mas ninguém reclama se formos lá), um riozinho... Mesmo assim, meus pimpolhos gostam mesmo é de ficar enfurnados em casa, fazendo lição de inglês no Duolingo.
Então de vez em quando eu tenho de propor atividades externas, saindo um pouco do lance unschooling total. Nesse dia aí, com o sol lindo, propus à Anna que fosse jogar boliche. Os meninos logo se interessaram e rolou uma partida. Tomaram sol e se exercitaram indo atrás da bolinha. E o Igor ainda praticou matemática na contagem dos pontos.

Brincando com pano

Um dia eu precisava muito trabalhar e a Anna estava num grude incrível (pra não dizer terrível). Pensei cá com os meus botões: e agora, José? 
Tive a ideia de pegar o carregador dela (sling) e amarrar na mesa, fazendo uma rede. Ela gostou, mas quem tinha de ficar empurrando? Sim... Não resolveu meu problema... Mesmo o Caio se empolgando e entrando na dança, nada de ela deixar eu voltar pro meu cantinho. O Igor decidiu participar da brincadeira também e... ufa! Eles ficaram inventando mil atrações com o tecido e eu pude ter meus 30 minutinhos de sossego... :D Eles precisaram calcular distâncias e pesos e, de quebra, exercitaram a criatividade. 

Atividades livres


Quando eu não preciso me intrometer nos desejos deles, em geral cada um escolhe uma atividade, como vemos acima: Anna pintando, Caio copiando um gibi e Igor criando objetos com Lego. Mas no decorrer da atividade eles acabam se misturando e o Caio ou vai brincar com o Igor ou com a Anna, o Igor vai brincar com a Anna, a Anna vai montar coisas com o Igor etc. 

Artes
E quando surge uma mão pintada desse jeito, o que logo eu ouço é "Ai, Anna, o que você fez com o seu braço? Mãe, você viu o que a Anna fez?". O que me resta dizer?
"Anna, que lindo, você é uma artista igualzinha a Alexa Meade!"
Claro que não é bem assim que acontece. Ficaria mais fiel à realidade se eu dissesse assim:
"Anna, que lindo, você está igual a uma das obras da... da... Como é mesmo o nome daquela artista, Igor? Você viu? Ah, não? Peraí que eu vou procurar, porque é muito legal o que ela faz... Ela pinta as pessoas e... olha aqui, que lindo! O nome dela é Alexa Meade..."
Pois é, sou péssima em guardar nomes, mas guardo o que é importante: a arte. Existe a arte de pintar a pele, as pessoas e meus pimpolhos precisam ver esses arroubos da Anna como arte também, por que não? De quebra, têm a oportunidade de observar obras, comparar obras/artistas, conhecer artistas etc.

Experiências e receitas

Não tinha nenhuma foto boa do Igor com o ovo dele, então achei melhor pôr essa, que ele está bonitão! :D
O Igor tem acompanhado as receitas e experiências de um site chamado Manual do Mundo. Então vira e mexe temos novidades por aqui, como esses "ovos psicodélicos". Fica parecendo ovo de dinossauro, né? Por falar em dinossauro, o Igor fez um dinossauro super legal em Lego. Olha o vídeo que ele fez:


Fazendo as receitas ele lida com medidas, números e química. E com as experiências ele esbarra em física, biologia, química... Fora a criatividade, porque outro dia ele viu uma receita de uma gelatina multicor que levava leite de coco na receita. Rapidamente ele já deu uma sugestão para trocar o leite de coco. E quando eu disse que não gostava de gelatina, ele logo sugeriu fazer pudim multicor! :D

Nessa experiência, o efeito é bem bacana! As moedas parecem voar.
Fora isso, continuamos com nossos desafios cotidianos...

Igor sofrendo para fazer um carro de origami level highest!
E nossas delícias cotidianas...
Os mousses de chocolate... hmmmmm... (Foi o Igor quem fez!) 
Anna crescendo... Já está até fazendo a barba! Quem diria! :D 
E a nossa paisagem de fim de tarde. Com essa belezura é até difícil ficar triste! :D Agradeço todos os dias por ter o privilégio de ver isso diariamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário