quarta-feira, 27 de julho de 2016

Sumiço

UAU! Fiquei mais de dois meses sem escrever. Mais de DOIS meses! :O Nem notei! Quer dizer, sabia que fazia tempo que não escrevia, mas não achei que já fizesse tanto tempo. Bom, então agora eu tenho um monte de coisa pra contar, o que por um lado vai ser legal, não vou ter de ficar caçando assunto... hahahaha
Eu estava assim, de boas, curtindo um sosseguinho...
Apesar de ter um ritmo de vida bem diferente do que eu tinha em São Paulo, não chego a ficar sem fazer absolutamente nada... Sabe, uma casa, três crianças, aulas de português, favores para amigos me deixam bem ocupada... Na verdade, este último bimestre foi mais corrido do que eu gostaria.
Eu tive quatro turmas de alunos do curso de Português como Língua de Herança, aqui em Auckland, o que significou sair de casa três dias por semana. Aos sábados não era necessária nenhuma preparação, mas às terças, que as crianças passavam a tarde com uma amiga, e às sextas, que elas iam comigo, demandaram certa organização quanto a coisas pra levar, crianças para arrumar, horário para respeitar que, de uma forma ou de outra, me ocuparam demais. Sem falar nas preparações das aulas, nas reuniões para organizar conteúdo, nos ensaios... Enfim. Muita coisa, mesmo!
Eu gosto das aulas presenciais e também gosto de trabalhar com as crianças, mas as expectativas alheias acabam me incomodando um pouco. Não é fácil agradar diferentes tipos de pessoas e a minha crença com relação à educação passa bem longe do que os pais dos meus alunos esperam. E por mais que eu veja a evolução nos meus alunos, ter de enviar lição escrita, premiar com adesivos e esse tipo de coisa me desgasta um pouco.
E ser desgastada um dia da semana é ok para mim. Agora, três dias foi um pouco demais. Realmente fiquei exaurida e senti que o tempo voou (para mim, sinal claro de que não vivi os momentos tão conscientemente como gostaria).
Por outro lado, aprendi muita coisa. Aprendi sobre meus limites, sobre os limites alheios, sobre crianças e sobre educação. Tive até a oportunidade de participar de um workshop sobre educação infantil que foi muito bacana. Deu para entender um pouco mais sobre como funciona a educação infantil aqui, o que os professores acreditam, quais são os desafios e as saídas encontradas. Por falar nisso, a Anna está em uma escolinha. Quer dizer, até a semana passada ela estava indo dois dias na semana, mas essa semana ela não quis ir nenhum dia. Para mim não tem crise, mas o problema é que se a gente não vai, a escola não recebe os subsídios e aí fica super chato, porque trancamos a vaga e não permitimos que a escola receba os subsídios com outra criança... :/
O lado bom é que tem as atividades culturais, sobre as quais sei muito pouco e é uma delícia aprender.  Como o dia em que fomos comer hangi para comemorar o Matariki, o ano novo maori.
Caio e Anna aguardando a hora da história.
Ceia comemorativa: hangi (eu gosto muito desse prato!!).
Toda semana ela aprende uma frase nova em maori e também as musiquinhas... :D Queria eu estar lá! Pena que já passei dos 5 anos...
Por falar em 5 anos, a Anna fez 4 anos, já!!! Definitivamente já passei da fase bebê por aqui (eu acho que até 3 anos as crianças são tão bebês ainda!).
Ela chamou alguns amiguinhos brasileiros para comemorar conosco e foi um dia muito gostosinho... Apesar de o bolo não estar aquela coisa... É que ela pediu uma receita diferente de bolo de chocolate e a receita era daqueles bolos de confeitaria, sabe, que você corta e ele fica perfeito? Então... Para ele ficar assim, imagina que ele não pode ser muito fofo, né? Pelo menos ele era molhadinho... hahaha
Com o resto do bolo eu fiz um pavê, que também não fez muito sucesso, porque eu pus uma manga enlatada que tinha em casa e, definitivamente, a manga daqui não é nada parecida com a manga brasileira. É sem graça... sem doce... Enfim, acabou que estragou o pavê. Mas comemos mesmo assim, porque não é pavê e pá cumê! (A tia da piada sem graça nas reuniões familiares sou eu!)
E entrando junho, o que tivemos, hein, hein, hein? Sim, senhoras e senhores: festa junina! É a festa do ano de que mais gosto. Mais até do que ano novo!
Por que será que eu gosto tanto dessa festa, hein?? :p
Na verdade, foram duas festas!! Uhuuuuuu!
Na primeira eu trabalhei, então eu não contei como festa para mim, mais para as crianças, que adoraram!
Olha eu à direita, segurando o paraquedas...
Na segunda eu fui só para comer me divertir! Aproveitei horrores! :D
Olha o Caio e a parcerinha dele que ele achou lá na hora...
Olha eu e minha parceirinha mais fofa do mundo!
Nem só de festa junina é feita nosso mês de junho. Dia 30 é o dia do nosso menininho especial, Caio fez 7 anos!
Vieram alguns amigos para jogar diversos jogos de tabuleiro...
E ele estava assim: feliz!
O lado bom das festas em casa é que não preciso sair no frio. Sim, estamos no inverno e o inverno daqui é bem friozinho para o meu padrão paulistano. Minhas meias não saem mais dos meus pés, vivo com duas blusas durante o dia e reclamo. Hahahaha
Teve dia bem frio, em que dentro de casa era como uma geladeira a 10º C. 
Teve dia de grama com gelinho...
E teve muitos dias de chocolate quente! :D
Mesmo assim nos aventuramos em alguns passeios ao ar livre, principalmente quando batia aquele solzinho gostoso...
Lembra do Dia da Rainha? Olha ele aqui tr'aveiz! 
Caio ansioso para ir à roda gigante...
Anna feliz (?) na roda gigante!




















Também fomos aos parquinhos encontrar alguns colegas, brincar e nos esquentar ao sol...

Esse de costas, de marrom, é o Caio, brincando de corrida com dois amiguinhos...
Tivemos a sorte de também saber de um festival de cinemas internacional. Pois é, não sou cinéfila, mas adoro uma sétima arte... :p Um dia fomos ver o filme "O menino e o mundo", que estava tendo uma apresentação especial durante o festival. Um filme lindíssimo! Você não sabe se ri, se chora. Na dúvida, fiz os dois.
Mas um dia, em especial, iria ter uma sessão só com curta-metragens para crianças no Civic Theatre, um cinema/teatro construído em 1929 e ainda mantido com a mesma arquitetura. Os curtas eram lindíssimos, as crianças amaram, mas visitar o teatro foi uma viagem no tempo... Tão simples e tão gostoso. Lembrei-me de quando fui pela primeira (e única! :O) vez ao Teatro Municipal, em São Paulo... As escadarias, os assentos, a distribuição do teatro... Tão bacana!
Crianças turistando na escadaria do Civic.
O Caio não consegue mais fazer uma carinha bonita pra foto... hahaha
Apesar de muitos dias eu não ter vontade de sair de casa, por causa do frio, devo admitir que a chuva e o sol deixam a paisagem daqui muito linda! Bom, eu adoro onde estou morando agora, porque tem muito mato em volta e vários amigos morando pertinho... Mas ter um arco-íris toda semana falando "oi" para você é de um calorzinho no coração que vou te contar! :)

2 comentários:

  1. Achei muito chique, a Anna e seu bolo de confeitaria. Pelo menos ela já aprendeu que é melhor não, hahaha. E nada de manga enlada no pavê das próximas vezes, hein?? Ai, gente, manga enlatada. Olha o ponto a que chegamos. Hoje vi manga no supermercado e estava até na promoção, mas eram completamente verdes e duras. Saudade de uma manga gostosa. E de caqui!
    Mas o chocolate quente parecia uma delícia :))

    Acho muito legal como vocês sempre estão fazendo alguma coisa. Me acho tão preguiçosa. Nunca tenho vontade de sair, ainda mais quando é programa exclusivo de crianças, tipo parquinhos. Essa parte fica com o Christian #menas

    Parabéns pelos aniversários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "sempre" fazendo alguma coisa? rs... Esses foram passeios de DOIS meses, Lia! hahaha Fazendo a conta, dá menos de um por semana... rs... #menassoueu

      Excluir