Pois é, as minhas escolhas esbarram no meu próprio limite de enxergar-me fora da lei. E, por isso, estou ansiosa para o Jorge encontrar um empregador batuta, que o permita pedir o visto de trabalho e, então, eu e as crianças poderemos acertar nossos vistos e, quiçá, a situação das crianças fora da escola. Ainda não perguntei para meus colegas unschoolers como funciona essa questão legal por aqui... Talvez tenha de fazer como a Thais e apresentar argumentos que comprovem que elas não estão desamparadas intelectualmente. Quando descobrir, posto aqui.
Outra coisa que tem me deixado com o pé "pra dentro" é o preparatório para o IELTS. Sabe treino do cursinho para o vestibular? Aqueles macetes de memorização e da técnica da prova? Pois bem, é isso. Como faz para se desescolarizar num treco tão careta? Ai... E isso porque decidi que quero voltar a estudar e se formos ficar aqui, precisarei de 7 no IELTS.
E aí me dá um desânimo danado de pensar na nossa sociedade tão e tão caretinha, que se apega a papeis com números e não na pessoa, na força de vontade, no conhecimento que traz da vida. É o que sinto com o tanto de documento que o Jorge tem de apresentar para se mostrar capaz para os empregadores em potencial. E quem o conhece se pergunta "como é que ainda não o contrataram?".
Penso nos meninos também. Puxa, eles estão tendo experiências tão incríveis...
Tal São Paulo, tal Wellington. Que verão é esse? |
E não é que tem gente que mora em casas ambulantes? (in a Gypsy Fair) |
E quando pontas de lápis e giz viram obra de arte, a la Vik Muniz? |
Eu continuo aqui, estudando, estudando e estudando, mas não pelo "certificado" (até porque ninguém precisa de um para ser feminista, para educar pela potência e pelo apego, para se desescolarizar, para ler Espinosa, para ser minimalista, para entender o co-housing, para apoiar o parto humanizado), e sim pelo gosto de saber, de me conhecer, me reconstruir, me questionar. Mas aí eu sou "útil" só para mim e isso não importa para a minha sociedade... Doce ilusão...
Uau! Que legal! Adorei ler. Deve ter sido muito gostoso mesmo! Como faço para falar com meus amigos d'além mundo pelo Skype? Beijos Fabio, Marcela, Catarina, Elizabeth e Maria Clara.
ResponderExcluir