segunda-feira, 6 de abril de 2015

Pratica, criançada, pratica...

Eu não sei se eu já comentei aqui, mas li um livro chamado Outliers, que abre a discussão sobre a meritocracia, a "sorte", o "dom" etc. Em um momento do livro o autor afirma que todas as pessoas consideradas muito boas em algo (seja qual for a área) precisaram antes praticar cerca de 10 mil horas. E ele praticamente conclui que se qualquer um apaixonado ficar 10 mil horas praticando será um gênio naquela área.
Adotamos essa marca para incentivar as crianças a não desistir (e nos incentivar, também)! Às vezes falamos: faltam só umas 9 mil horas, você consegue! :p
Brincadeiras à parte, eu acho que 10 mil horas de prática é, sim, uma boa marca. O Igor calculou que se trabalhássemos 9 horas diariamente, levaríamos pouco mais que 3 anos para ficar bom em alguma coisa. E dá só uma olhada nos desenhos acima! O menino verde e o sol são da Anna, o gibi é do Caio. Olha as expressões do menino, os efeitos de movimento! :) Isso só foi possível porque ele ficou copiando os gibis da Turma da Mônica por dias a fio...
Mas apesar de eles ficarem horas dedicados a desenhos, Lego® e filmes de Stop Motion, eles também brincam, viu?
Como por exemplo ficar encarando o lagarto deitado...
Ou brincando de jogo da velha... Super movimentado! :D 
Não tem muito jeito. Sou cabeçuda, gosto de ler, escrever, resolver problemas, solucionar desafios e palavras cruzadas. Por que meus filhos seriam diferentes, né? Eles curtem é mesmo usar o cérebro, fazer atividades mais paradinhas... 
Entretanto, de vez em quando eu gosto de cuidar do jardim, fazer uma faxina, fazer uns exercícios (preciso voltar ao meu desafio diário!) e eles também. Parei de cobrar a atividade física e eles passaram a fazer com mais gosto. Mas tenho absoluta certeza de que dificilmente eles serão astros do esporte. Como nos dedicar 10 mil horas a isso se tem tanta coisa mais gostosa pra fazer? hahahaha
Balançar conta como atividade física?
E balançar com a mamãe?

Mas 10 mil horas de leitura, acho que eu agarantcho até a adolescência... hehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário