quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Desmotivação

A ideia das "matérias" não está rolando. Explico: ontem o Igor sorteou engenharia eletrônica de novo. E não gostou muito. Eu, para incentivar, sugeri que o Jorge fizesse com ele uma experiência de acender uma lâmpada usando limões, clipes e moedas. Achei a experiência bem interessante! Ele, no entanto, quando precisou agir (pegar os materiais necessários, procurar os limões etc. e tal) desistiu.
O Jorge ficou desapontado. Eu, idem.
Conversamos ontem à noite.
O Igor precisa estar apaixonado para poder ir atrás. Ele não está apaixonado pela possibilidade de aprender algo. E aí? Cuméquifaiz? Como é que a gente motiva alguém a aprender?
Não sei, não faço ideia. A minha sugestão foi deixá-lo sem nada para fazer ou, como diz a Ana Thomaz, fazê-lo sentir o tédio puro e simples.
Além disso, eu e o Jorge temos de aprender a não criar expectativas.
Hoje cedo deixamos claro para ele que estaremos ali, para o que ele precisar. Entretanto, ele é quem tem de correr atrás do que quer fazer.
Ele resmungou, disse que não vai fazer nada, que não sabe fazer nada etc. etc.
Ok, respondi. Pode ficar sem fazer nada!

No fim eu acho que é muito difícil para ele ultrapassar o que já está acostumado: alguém ensiná-lo, relação de hierarquia, de comando...
Vou aprendendo com ele. :) E contando as novidades por aqui.

Um comentário:

  1. Pobre Igor!
    É muito mais fácil mesmo ter um líder mostrando um caminho e não ter que pensar todos os dias em algo interessante para aprender...

    ResponderExcluir