quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Postura feminina diante do mundo

Tenho acompanhado um blog muito interessante e, numa das publicações, deparei-me com este trecho:

Era a superação de uma lógica masculina, de dominação, conquista, força e controle, para uma lógica feminina, de diálogo, diversidade, aceitação, fluxo, interação, cooperação. Essa não era uma simples escolha individual; era uma ação política.

E fiquei pensando nessa "lógica feminina". Ouso dizer que o meu mundo tem caminhado para essa lógica. Claro que muito há que se fazer, que se questionar, que se romper, mas acho que tenho mudado minha forma de me pôr diante do mundo, com menos força e mais diálogo; menos conquista e mais cooperação.
Esses dias eu e o Jorge vimos o filme The Happy Movie (dá para alugar pelo link), e fiquei encantada com as casas comunitárias da... hmmm... acho que era Dinamarca. Funcionava assim: várias famílias (ou pessoas sozinhas) moravam em várias casinhas, uma ao lado da outra, compartilhando um jardim interno e uma cozinha. Assim dividiam a responsabilidade por cozinhar, o que significa que cada dupla responsável cozinhasse duas vezes por mês (em vez de, pelo menos, 30 vezes), e olhasse as crianças. Achei interessantíssimo, até porque o filme (não lembro quem no filme, desculpem-me!) afirma que para muitas pessoas que se dizem felizes, a comunidade ou a família tem papel relevante, desde que compartilhem momentos, cuidados, ajudas.
Já falei pro Jorge de a gente procurar essas cohabitações (chamadas em inglês de co-housing) por lá na Nova Zelândia... :)

3 comentários:

  1. Que interessante! Pesquisando casas na Alemanha, vi umas que se chamam "Einfamilienhaus" ("casa de uma família") e outras que se chamam "Mehrfamilienhaus" ("casa de mais de uma família"). Não sabia o que era e até me animei quando vc falou dessas da Dinamarca, mas não são a mesma coisa - são só geminadas. Magoou! Principalmente a parte de cozinhar só duas vezes por mês fez meus olhinhos brilharem. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E num é??? Eu tô doida pra encontrar um lugar assim, eu que eu precise me preocupar com a cozinha só duas vezes por mês! rs... Olha, até 10 vezes por mês pra mim está no lucro... Então, o conceito de co-housing é arquitetônico, também. Lá na Nova Zelândia tem!!!!! :) Veja este site: http://directory.ic.org/records/cohousing.php Tem lista com as co-housings pelo mundo... :) Acho que eu vi um "Germany" por lá...

      Excluir
    2. Em Munique não tem. Achei algo parecido, mas parece mais com o nosso conceito de condomínio (área de interação, reuniões, possibilidade de contatos etc.) do que com esse co-housing. Peninha!

      Excluir