quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Homeschooling no Brasil

Uma amiga me enviou o link dessa reportagem, que fala sobre algumas famílias homeschoolers no Brasil, ou seja, famílias que educam os filhos em casa.
O texto é claro ao afirmar que não há uma legislação para o caso e que vai depender muito da interpretação do juiz, mas como há uma associação e os números estão crescendo (e também tem aquele projeto de lei que está na câmara, arquivado, mas vai que sai, né?), acredito que em breve isso começará a fazer parte da burocracia educacional do nosso país. O que seria bem bacana. :D

Ninguém ensinou formalmente, mas a Anna está arrasando nas pessoinhas!

A minha impressão, entretanto, é que a crença de que a escola é o melhor meio de educar as crianças se respalda em outra crença que, a meu ver, deve ser derrubada: as crianças são tábula rase e precisam ser "preenchidas".
Cada dia mais eu tenho certeza de que as crianças são seres incríveis, que apesar de não terem a vivência que nós, adultos, temos, aproveitam muito mais as experiências cotidianas que nós. Elas são mais intensas, digamos assim...
Outro dia, para editar o vídeo da contação de histórias, pedi à Anna que ficasse numa posição de meditação. Fiz a pose para ela me copiar... Ficou assim:

Aí eu percebi que tinha esquecido de ligar o flash e, sem fazer pose para ela copiar, pedi para ela fazer a pose de novo. Saiu assim:


Eu não tinha posto as mãos nessa posição, e olha só como ela está retinha... Por essas e outras que eu digo: eles têm muitos conhecimentos. Precisamos confiar!

2 comentários:

  1. Penélope o que mais me chamou atenção na foto da Anna foi a posição do rostinho. Na primeira, o queixo tá mais junto do peito, na segunda não. Dá a sensação que a coluna tá toda retinha. A Ana Thomaz fala muito dessa questão da primeira vértebra! e sobre como dela depende todo alinhamento do corpo e até nossa presença!
    Lindo, lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, ela está perfeita na posição, Rô! :) Achei muito impressionante.

      Excluir