domingo, 7 de dezembro de 2014

Alfabetização e a desescolarização por aqui...

Antes de mais nada, devo explicar por que demorei tanto para escrever. O principal motivo foi que o Caio e o Igor estavam brincando de jogar almofada um no outro e, de repente... POF! A almofada bateu numa garrafa d'água que estava do lado do computador que caiu e molhou meu lindo amiguinho de todas as horas. Conclusão: algumas teclas estão doidinhas da silva e é horrível digitar lá. Tive de adaptar o tablet como teclado, apenas para terminar um trabalho, porque digitar no tablet é pedir para ficar com tendinite (não dá para apoiar as mãos, pois é touch...).
Um "Angelo" me emprestou um notebook para eu poder continuar trabalhando e, depois de entregar mais uma fase de um novo trabalho... voilà! Aqui estou, cheinha de novidades para contar!

A primeira delas é que eu acho que o Caio está se alfabetizando. Ele já reconhece todas as letras, está, por conta própria, "traduzindo" elas para o inglês, e já consegue reconhecer o som das vogais em algumas palavras. Assistir de camarote a essa descoberta, não tem preço!
Tem um vídeo recente da Ana Thomaz que fala um pouco sobre alfabetização, assista o trechinho que vai do minuto 19 e alguma coisa até 21'30''. No vídeo ela comenta sobre como ela achou lindo uma criança se alfabetizar sozinha aos 12 anos, porque ela queria ler.
Então eu acho que por aqui está rolando de o Caio se alfabetizar, ou melhor, iniciar o processo de alfabetização, porque ele quer muito escrever.
O primeiro "plim" que aconteceu foi quando ele escreveu uma historinha e me perguntou como se escrevia o título dela. Eu fui falando letra a letra para ele escrever. Depois do livro pronto, ele veio me mostrar como tinha ficado e me contar a história. Peguei o livrinho e li o título. Ele virou pra mim e perguntou "Quando eu escrevo assim, todo mundo entende?". Eu disse que sim. Desde então ele passou a perguntar todas as frases internas dos livrinhos também, porque ele quer ser entendido, ele quer se comunicar por meio da escrita.
A Lupe, minha irmã, que o diga, né, Lupinha? Todos os dias ele escreve linhas e linhas de tudo o que ele sabe escrever no Skype para ela e outras que ele me pergunta (como o "tudo bem"). Uma reprodução fiel:
Eu falo muito ok ok. É.. Ah ok eu sou u caio não É.. Ok I'm Caio não ok :-\ Good :)
Ok Tchau Tchau ahahah tchau
:)
Ok
Tchau
Ok
Tchau
;) :)
Ok Tchau
Hgchsgjxghsc
Hahahahaha
X hahaaha
:D :D :D :D :D
Ok 
Ok

No início, quando ele me perguntava como escrevia, muitas letras eu tinha de desenhar no ar para ele saber. Ou ele desenhava e eu confirmava ou não. Isso demorava um tempão! Aí eu decidi fazer um cartazinho em que as letras se parecessem com desenhos.

O D não é o que você está pensando!
Assim ficamos no A de abelha, B de barriga, C de Caio, D de dedo (viu?!), E de escada, F de fogão e assim sucessivamente (o Y a gente não conseguiu pensar em nada, então ficou Y mesmo...). Então agora ele só pergunta: "L de lanterna?" e é bem mais simples para mim, que também tenho um monte de coisa para fazer e não preciso, necessariamente, olhar ele desenhando as letras no ar... Assim ele pode perguntar o dia todo, todo dia e escrever a hora que ele quiser, não apenas quando estou disponível. Isso acabou favorecendo que ele escrevesse mais e mais.
A produção de livrinhos dele está incrível. Ah, e claro: a presença de livros e a rotina de leitura faz muita diferença também...
Caio lendo um livro para a Anna ao fundo e Igor mexendo num livrinho enquanto toma chá com cookies...
Livro é diversão! :)
Essa semana percebi que um segundo "plim" se fez: ele começou a perceber o som das vogais. Um dia ele me perguntou como se escrevia "Uau". E eu falei: "U-A-U". E ele fez um "Ah" diferente. Mas eu não percebi o que ele tinha percebido (hê!). Depois disso ele nunca mais perguntou como se escrevia "uau" e ainda me explicou: "Uau é fácil, ó: u-a-u, viu?". Vi! E vocês, viram?
E só um comentário: ele não tem muita distinção entre escolher palavras em inglês ou português. Ora uma ora outra, como vocês viram ali na mensagem reproduzida do Skype. Então eu não faço ideia de como vai ser o processo de alfabetização dele, que vai ter de relacionar dois sons diferentes para cada uma das letras... Vou contando pra vocês o que vamos aprendendo por aqui. :)

Um comentário:

  1. Que incrível, Penelope!

    Ultimamente, o que mais me tem dado vontade de descolarizar por aqui o pequeno é isso: acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem orgânicas dele. É lindo demais, gostoso participar um pouquinho disso dos seus filhotes! rs... E da sua, né? rsrs

    Beijão

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