quarta-feira, 17 de julho de 2013

Conhecimento x sabedoria x conteúdo

Eu fico pensando muito sobre se seria possível viver sem as instituições. Acho que sim, pois há gente que faz isso, e muito bem! Mas me questiono se é para mim. Se é para a minha família.
Ainda não sei dizer, mas prefiro dar um passinho por vez. Por ora a decisão é retirar apenas a escola.
Num encontro com uma tia, daquelas concursadas que aposentou trabalhando 25 anos no mesmo lugar, recusando até mesmo as promoções, fiquei refletindo sobre a diferença entre conteúdo e conhecimento. Porque ela me fez a seguinte pergunta: "Sem a escola, como eles vão aprender toda a sabedoria humana".
Ali, de pronto, eu disse que a escola justamente estava eliminando essa possibilidade, já que eu não entendo por "sabedoria" o que é passado na escola. O que tem lá eu penso que é apenas conteúdo.
E aqui no Brasil esse conteúdo é bem questionável. Quem determina o conteúdo? Atualmente, a maioria das escolas segue uma sugestão do Ministério da Educação e Cultura (MEC), assim como os livros didáticos. É conteúdo pra caramba! Eu sei. Atualmente eu edito livros didáticos. E como a criançada administra tudo isso? Seria possível adquirir toda essa "sabedoria", esse "conhecimento"?
O livro Sociedade sem escolas, de Ivan Illich, traz várias discussões e, entre elas, justamente a dúvida do papel da escola nessa aquisição de conhecimento. Veja este trecho, da página 27:
[...] O ensino, é verdade, pode contribuir para determinadas espécies de aprendizagem sob certas circunstâncias. Mas a maioria das pessoas adquire a maior parte de seus conhecimentos fora da escola; na escola, apenas enquanto esta se tornou, em alguns países ricos, um lugar de confinamento durante um período sempre maior de sua vida.
Ontem mesmo um amigo biólogo falava animado sobre as aprendizagens da sua pequetita de um ano e meio: "Todos os primatas aprendem por imitação".
E eu quero que meus filhos me imitem em coisas saudáveis: brincar, rir, dançar, cozinhar, arrumar a casa, conversar, conviver... e não ficar enfiada numa cadeira, sentada por 9h/dia olhando para um computador. Claro que eles podem escolher isso para o futuro deles (afinal, é isso que eu faço ainda hoje!), mas antes quero que eles vivam um pouco mais antes de chegar ao meu nível de: "deixa eu parar para viver um pouquinho agora...".

Hoje estamos assim: crianças de "férias", recém-saídos da escola. Ainda não dá para dizer quais os desafios da vida desescolarizada e se há desafios. Por ora estamos muito felizes. Mas uma tensãozinha paira no ar. Amanhã conto mais.

3 comentários:

  1. Penelope! Que coisa mais linda tudo o que eu vi aqui! Que alegria saber que você é minha amiga!
    beijo beijo e beijo
    continue continue continue...

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  2. Eu não estudava NADA e não fazia lição de casa até a 7ª série e, mesmo assim, eu conseguia estar sempre na média. Um dia resolvi estudar para uma prova e ver como eu me sairia. Eis que tirei a maior nota da sala e resolvi sempre estudar, o que virou quase uma compulsão. Eu sempre tirava notas altíssimas e era elogiada pelos professores. Mas me pergunte se eu lembro do que eu aprendia. É claro que não, pois eu só decorava. Só fui entender muitas das coisas que eu acertava nas provas, depois que saí da escola.
    Mesmo assim, ainda acho que existem alguns pontos que a escola nos apresenta e que servem para o resto da vida. Um exemplo disso é o respeito por autoridade. Há uma hierarquia na escola que a gente tem que respeitar obrigatoriamente. Não dá para desrespeitar professor, muito menos diretor. E mais pra frente, quando começamos a trabalhar, já estamos treinados a respeitar quem está acima de nós. Não da mesma forma submissa, mas pelo menos conseguimos aceitar melhor o papel de funcionário, já que nem todo mundo pode ser chefe.
    A pergunta é se vale a pena estar em meio a todos os pontos negativos da escola em troca de uma ou outra coisa boa :)

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  3. Puxa, Pe, que coragem! Concordo com tudo o que vc falou, mas, covarde que sou, nunca conseguiria tomar a sua atitude. Sempre achei que o que a gente aprende de fato na escola não é o que rola durante a aula, mas muito mais fora dela. Os tais "conteúdos" podem ser aprendidos a qualquer tempo, de acordo com nosso interesse. Maior orgulho de você!

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